5 atividades divertidas para os pequenos durante as férias de verão

/, Praia, Viagem/5 atividades divertidas para os pequenos durante as férias de verão

5 atividades divertidas para os pequenos durante as férias de verão

 

Com o verão a todo vapor, não faltam motivos para tirar as crianças de dentro de casa e estimular brincadeiras ao ar livre. Além de divertido, ao imaginar cenários, criar personagens, pegar diferentes objetos e se envolver em outras atividades sensoriais, as crianças também se desenvolvem muito melhor.

Afinal, é através do brincar que os pequenos aprendem e fortalecem suas relações sociais e habilidades físicas. Além de treinarem as suas emoções e também o raciocínio lógico.

Agora que você sabe de tudo isso, é hora de aproveitar os dias ensolarados para cair na farra junto com a criançada. Não sabe por onde começar? Além das sugestões listadas aqui, você encontra também uma lista de divertidas atividades sensoriais nesse artigo, que prometem entreter todas as crianças!

1. Jardinagem

Devido às chuvas e sol intenso, o verão é uma época bastante favorável para plantações em geral. Portanto, que tal aproveitar para colocar as crianças em contato direto com a natureza?

Pode ser plantando uma plantinha em um pequeno vaso ou até cavando um buraco para transplantar uma muda de árvore, não importa. Com toda certeza a experiência será incrível de qualquer maneira.

Para dias de chuva: se estiver chovendo lá fora, é possível germinar as sementes no algodão e só depois, com a volta do sol, plantá-las na terra. A técnica funciona com feijão, ervilha,
tomate, pimentão ou qualquer outra semente.

2. Guerrinha de bexigas

A próxima atividade da lista é uma soma de sol + água
+ competição. Portanto, o resultado só pode ser positivo. Para organizar a
guerrinha de bexigas basta encher os balões com água e dividir igualmente entre
os times. O que acabar mais molhado, perde.

E cá entre nós, nessa brincadeira até quem perde, ganha. Pois com o calor do verão, nada como se refrescar o máximo possível!

Para evitar quedas, essa atividade deve ser realizada de preferência em locais externos, onde há grama ou piso antiderrapante. Certamente a praia é um excelente lugar para se divertir com essa brincadeira.

Além disso, vista os pequenos com roupas leves, sobretudo em dias muito quentes. Também não esqueça do protetor solar!

3. Gincana

Ainda no clima de competição, a próxima sugestão de atividades é organizar uma gincana completa. Para isso, é preciso reunir pelo menos quatro crianças, dessa forma é possível montar duas duplas, cada qual representando um time.

Defina um prêmio, que pode ser um troféu ou uma medalha feita a mão, e um circuito de várias brincadeiras. Uma sugestão bacana é fazer as crianças adivinharem, de olhos fechados, o cheiro de determinados itens, ou até descobrir através do tato o que eles estão segurando. Quer deixar a gincana ainda mais divertida? Vende os olhos de quem está brincando e brinque de adivinhar qual o alimento através do tato. Vai ser um sucesso!

Também posicione um quadro negro ou um cartaz para atualizar a pontuação em tempo real. Isso faz com que as crianças se sintam incentivadas a se empenhar ainda mais.

4.Esculturas de areia

Areia, água e um amplo espaço para a diversão. A praia é o lugar perfeito para inúmeras atividades sensoriais, dentre elas a execução de esculturas de areia.

Para tornar a experiência mais divertida e estimulante, desafie as crianças de acordo com a idade. Por exemplo, os pequenos cuja idade é menor podem ser desafiados a criar montanhas e castelinhos de areia com o baldinho. Já os maiores podem fazer desenhos na
areia ou brincar de caça ao tesouro com as conchas da praia.

Outra sugestão bacana é pedir para as crianças fecharem os olhos e, ao prestar atenção no barulho do mar, contar o número de ondas em um determinado tempo. As opções aqui são variadas! Use e abuse da criatividade. Mas lembre-se de supervisionar os pequenos durante as brincadeiras para garantir que ninguém se machuque!

5. Exposição de arte

Com algumas embalagens de tinta guache, cartolinas e pincéis é possível montar uma exposição de arte digna incrível e cheia de criatividade. Para isso, basta reunir as crianças e distribuir os materiais igualmente.

 

Aproveite o momento para ensinar sobre a possibilidade de criar cores diferentes a partir da mistura de cores primárias. Atividades sensoriais como a pintura prendem a atenção e estimulam a concentração das crianças. Depois, com os desenhos prontos, faça uma exposição das obras pendurando-as no varal ou colando na parede do quintal.

Se não tiver guache em casa é possível realizar a atividade com giz de cera, lápis de cor e canetinhas. O importante é colorir!

 São tantas ideias divertidas que o maior desafio vai ser ficar parado durante o verão.  Você também pode conversar com a escola  para conferir as atividades que seus filhos realizam por lá. Além de acompanhar o crescimento do seu pequeno, você também pode garantir algumas ideias extras para levar para casa.

 

Foto 1: Photo by Alexander Dummer on Unsplash

Foto 2: Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Foto 3: Photo by Bernard Hermant on Unsplash

 

2019-02-05T08:44:25+00:0005/02/2019|Dicas, Praia, Viagem|0 Comentários