Cólicas no bebê

//Cólicas no bebê

Cólicas no bebê

Cerca de 20% de todos os bebês têm cólicas, normalmente a partir da segunda semana de vida. Felizmente, as cólicas não duram para sempre. Sessenta por cento dos bebês deixará para trás a fase pior aos 3 meses de vida e 90%  melhoram aos 4 meses.

Por que razão alguns bebês têm cólicas?

As cólicas são um dos grandes mistérios da vida dos nossos babies. Ninguém sabe por que razão alguns bebês são mais sensíveis do que outros, mas não faltam teorias. Pode ser porque, em alguns bebês, o sistema digestivo é mais imaturo ou sensível. O trato digestivo do recém-nascido contém muito poucas das enzimas necessárias para decompor os alimentos o que pode produzir gases dolorosos.

O próprio ato de chorar pode levar o bebê a engolir muito ar e isso também conduz à acumulação de gases. Outros especialistas acreditam que longas crises de choro causadas pelas cólicas são uma forma de libertação física para os bebês que se sentem confusos e cujo sistema nervoso ainda em desenvolvimento não tem capacidade para processar todos os novos estímulos que os rodeiam. Quando chega o final da tarde, alguns bebês simplesmente já não conseguem lidar com mais estímulos visuais, sons ou sensações no seu ambiente e choram para libertar o stress.

Ouvi dizer que as cólicas nos bebés a mamar são causadas pela alimentação da mãe. É verdade?

Ocasionalmente, os bebês que mamam têm cólicas devido a algum ingrediente da alimentação da mãe. Os lacticínios encontram-se entre os principais responsáveis. Se estiver amamentando, tente reduzir o consumo de leite, queijo e iogurte durante uma semana para ver se nota alguma diferença. Se as cólicas do bebê melhorarem, reduza ao máximo estes alimentos. Caso contrário, veja mais abaixo mais sugestões sobre como aliviar as cólicas!

Se o bebê for alimentado com leite de fórmula, poderá tentar mudar a fórmula para ver se é essa a causa da irritação. Além disso, independentemente do bebê beber leite materno ou de fórmula, não se esqueça de o pôr para arrotar após as refeições, já que ajuda a aliviar a pressão acumulada ao engolir ar.

O que posso fazer para acalmar o meu bebê quando tem cólicas?

  • Vire o bebê com a barrig apara baixo, sobre o seu joelho ou sobre um gominho térmico. O calorzinho irá ajudar muito.
  • Dê uma chupeta ao bebê. Por vezes funciona, provavelmente porque a sucção acalma o bebê.
  • Pegue no bebê e fale com ele, embale-o ou aconchegue-o.
  • Tente mudar de ambiente. Pode ser útil levar o bebê a passear.

Confira nossos gominhos térmicos

2018-08-15T22:55:51+00:0015/08/2018|Dicas|0 Comentários