Tabela gestacional: como transformar semanas em meses!

/, Curiosidades/Tabela gestacional: como transformar semanas em meses!

Tabela gestacional: como transformar semanas em meses!

gravidezTabela gestacional: como transformar semanas em meses!

Uma dúvida constante entre grávidas está relacionada ao tempo da gestação. Nas idas aos médicos você sempre vai ouvir o tempo em semanas. Se você quer converter o tempo do baby para meses, é preciso uma ajudinha e nessas horas que entra a famosa tabela gestacional.

Por que os médicos usam semanas para definir o tempo de gestação?

Os médicos adotam uma data base para contar o tempo gestacional. E essa data é baseada a partir da “data da última menstruação (DUM)”. Se a partir dali você passou a sentir todos os sintomas e procurou um médico, é bem provável que ele vá te perguntar quando foi sua última menstruação.

E eis que a partir de então serão contadas as semanas!

O uso das semanas é utilizado por ser mais convencional e objetivo, deixando claro o tempo exato da gestação. E imagine só considerar meses que tem 30 ou 31 dias. O resultado seria bem confuso, então, o tempo de semanas é sempre definido em 7 dias. Desta forma se permite maior exatidão para todos os exames e acompanhamento no desenvolvimento do baby.

 E se eu não souber quando foi minha última menstruação?

Não é porque você não tem uma tabelinha menstrual que seu bebê não terá o tempo de vida definido. Atualmente existem outras maneiras de chegar a esse cálculo e algumas delas são:

– Exame de sangue para detectar o nível de HCG no sangue, que evolui de acordo com o passar da gestação;

– Medição da altura uterina, que pode ser verificada a partir da 12ª semana de gravidez;

– Ultrassom.

 Como converter o tempo de meses em semanas – tabela gestacional

A cada ida ao médico é sempre o tempo em semanas que você vai ouvir, e se você quer deixar mais claro o período da gestação para a família e os amigos, o ideal é falar esse período em meses. Ah, e antes que você fique toda confusa fazendo os cálculos e considerando o tempo médio da gestação de 9 meses ou 40 semanas, e esse cálculo não bate, fique calma! É comum considerarmos um mês com 4 semanas. Dividindo isso sua gestação seria de 10 meses. Maluco não é?! A verdade, é que os meses tem 30 ou 31 dias e esse é um fator que faz dar as 40 semanas e em um período aproximado de 9 meses completos.

A gora se você quer uma maneira fácil de acompanhar o desenvolvimento da gravidez, o melhor é usar a tabela gestacional para converter os períodos da gravidez.

*O último mês pode variar bastante e com certeza nessa etapa seu médico vai pedir um pouco mais de atenção. Afinal a partir do último mês o baby pode chegar a qualquer momento. O prazo pode variar muito e o parto pode acontecer até com 42 semanas de gestação. Mas fique tranquila, pois seu médico vai acompanhar tudo certinho para te dar as orientações necessárias.

 

 

tabela gestacional

Ficou ainda mais confusa com essa tabelinha? Vamos a um exemplo prático!

Vamos supor que sua última menstruação foi dia 22 de abril de 2016. Ao somar 7 dias, você chegará na data de 29/04/16. Até aqui já chegamos ao passo 2. Agora a próxima etapa é subtrair 3 meses, e isso vai resultar em 29 de janeiro de 2016. Para finalizar a contagem é só acrescentar 1 ano, e o resultado é 29 de janeiro de 2017; ou seja, essa é uma possível data para o nascimento do bebê. Ah, mas isso não é uma regra não, apenas um cálculo base. A criança pode nascer um pouquinho antes das 40 semanas ou um passar um pouco desse tempo e chegar com até 42 semanas.

 

 O parto pode acontecer durante a troca/ passagem da lua?

Quem nunca ouvir falar disso? É comum algumas pessoas falarem que a lua influência no trabalho de parto, e se você está no 9º mês, seguindo a tabela gestacional, vai ouvir muito falar que quando mudar a lua é provável que o baby venha ao mundo. Apesar de ser uma lenda bem antiga e muito conhecida, não há nenhum dado científico que comprove essa influência lunar no nascimento. O que acontece é que essa é uma história passada por gerações. Afinal há séculos não existiam os calendários e muito menos uma tabela gestacional, então a lua era usada como um marcador de períodos. A menstruação era marcada a partir de uma lua, e na próxima lua igual (período de 28 dias), você deveria menstruar novamente.

Caso isso não acontecesse, era hora de marcar as luas e contar o tempo de gestação. A cada repetição de lua se iniciava um novo mês gestacional, e na fase final, a qualquer troca de lua era mais uma semana e mais uma possibilidade da criança vir ao mundo.

Agora que você já sabe como converter o período da gravidez e tem já tem a ajudinha da tabela gestacional fica bem mais fácil de acompanhar o desenvolvimento da criança e acompanhar as orientações médicas que são sempre dadas a partir de semanas. E se você ainda tiver alguma dúvida, nada melhor que conversar com seu médico e esclarecer tudinho. Afinal é esse o profissional que está te acompanhando durante essa fase da vida.

Fonte: Solo Infantil

2017-01-03T17:04:48+00:00 04/01/2017|Chegada do bebê, Curiosidades|0 Comentários